Chroma Key em seu estúdio

Chroma Key

Chroma Key em seu estúdio SPNVIDEO Iluminação apropriada.

O aspecto mais importante de filmar qualquer tipo de projeto com Chroma Key em seu estúdio utilizando tela verde ou azul é a iluminação apropriada. Se o objeto não estiver iluminado corretamente ou a tela verde estiver muito escura, muito clara ou irregular. Cuidado pois é provável que você tenha problemas para recortar.

 Independentemente de gravarmos em uma tela verde portátil ou dentro de um estúdio. O conceito para iluminação para recorte em chroma key sempre será o mesmo. Temos que pensar nas luzes e na distância basicamente.

Chroma Key em seu estúdio SPNVIDEOBoa iluminação.

O mais interessante é que em se tratando de luz, do meu ponto de vista não há uma regra fixa. Existem várias maneiras de se fazer uma boa iluminação para atingir um resultado interessante no recorte.

Lembrando que as ferramentas utilizadas para recorte hoje são tão precisas que mesmo uma iluminação irregular pode gerar um bom resultado final.

Edição de video Salvador BahiaSoftwares de edição.

O Tricaster da Newtek, que possui hardware dedicado para esta função e recorta com perfeição praticamente qualquer fundo de chroma key em estúdio, bem iluminado ou não.
Resultados semelhantes são obtidos com a linha Atem da Blackmagic. Isto sem mencionar os softwares de edição que possuem ferramentas eficazes para produzir recortes em chroma.

Obviamente quando falamos em chroma key devemos levar em conta que há algumas regras básicas, entendendo que há inúmeros sistemas de iluminação e várias combinações de luzes possíveis e que a melhor combinação é aquela que produz um bom resultado.

. Uma primeira regrinha é :  o fundo verde ou azul deve estar uniformemente iluminado, caso contrário as sombras prejudicarão a precisão do recorte, especialmente em áreas como cabelos. Outro ponto complicado são os objetos transparentes ou espelhados.

. Outra regra a ser respeitada é respeitar uma distância mínima entre o fundo verde (azul) entre o assunto que está sendo iluminado e a parede, evitando que o fundo reflita e se espalhe nas costas do assunto, dificultando o recorte.

. O Assunto em primeiro plano, se possível deve ser iluminado separadamente, isto facilitará a exposição e consequentemente o recorte.

Exemplo de iluminaçãoem Chroma Key:

Chroma Key

Neste exemplo simples, podemos observar que as luzes maiores estão totalmente dedicadas à iluminação do fundo verde (aparentemente há 4 lâmpadas Kinoflo de 400).

Hoje em dia utilizamos para o mesmo fim as luzes de Led, neste caso precisaremos ter certeza, se neste mesmo exemplo apenas 4 Led seriam suficientes para fazer o mesmo efeito, e preencher igualmente a tela de fundo.

Um esquema bem básico de iluminação deve levar em conta 3 luzes :

A luz de preenchimento (fill light)

Luz principal (key light).   

Esta é a fonte de luz predominante em seu modelo e deve ser posicionada para corresponder à direção da fonte de luz mais forte no fundo para a qual você está compondo.

luz de preenchimento (fill light)A luz de preenchimento (fill light)  é exatamente como o nome sugere: ela preenche a luz em toda a cena. A posição e a intensidade dessa luz (ou várias luzes) dão a ilusão de criar luz ambiente disponível em uma cena.

A luz de fundo (side spill light no exemplo acima, nas duas laterais)  é usada principalmente para configurações de estúdio; normalmente esta é a luz para fazer o recorte do cabelo, ela  dá um pouco mais de definição do plano de fundo.

Qual a melhor tinta para o Chroma KeyQual a melhor tinta para o Chroma Key?

Para fugir das caríssimas tintas da Roscoe, podemos economizar uma boa quantia,  investindo na tinta Suvinil Verde Maritaca,  esta é a que há muito tempo indicamos para os nossos clientes.

Uma iluminação uniforme apresentará bons resultados de recorte.

Chroma Key iluminação uniforme

 

Fonte: https://blogaudiovisual.com.br/